Cursos Blog Sobre ENTRAR

Uso dos Óleos Essenciais

O uso dos óleos essenciais tem crescido muito nos últimos anos e com essa popularização têm sido cada vez mais usados pelo público não profissional de saúde, o que por um lado é ótimo pois a Aromaterapia é um excelente recurso de AutoCuidado.

Por outro lado estes óleos são muito concentrados e precisam de conhecimento para serem utilizados com segurança e temos visto usos incorretos, muitas vezes até perigosos para a saúde.

Em primeiro lugar os óleos essenciais precisam ser diluídos corretamente para um uso seguro, assim se espalham melhor e são absorvidos com mais facilidade pela pele, além de evitar reações indesejadas como coceira, vermelhidão e dor. Sem contar a economia, pois se funciona com 3 gotas, por exemplo, ao usar 10 gotas a pessoa estará desperdiçando seu dinheiro.

A forma de uso também...

Continuar Lendo...

Programa Online de Saboaria Natural

 

Próxima turma: Início 15/11/19

https://www.vivonaturalmente.com.br/cursos

Continuar Lendo...

Qual o seu papel na Criação?

 

Quando voltamos para casa, ou seja, quando tomamos consciência que o nosso corpo sagrado é nosso lar nos conectamos com a Força da Terra. Nossa Grande Mãe terrena de sabedoria nos oferece o alimento necessário para nutrir nossos corpos tanto numa nutrição física quanto espiritual, ambas são bálsamos de luz para purificar nossas emoções trazendo a consciência de que a paz já vive dentro de nós e não fora.

Tudo que podemos utilizar como elementos sagrados para ajudar nessa conscientização de que a paz já existe dentro de nós é bem vinda no caminho de volta pra casa.


Dentro dessa caminhada é possível perceber que a nutrição ofertada de presente pela Mãe Terra, para nos sentirmos fortes e seguros a cada passo nessa estrada, no amanhecer e entardecer dos dias, está conectado na sutileza de cada...

Continuar Lendo...

[Diário Aromático - OE de Gengibre e Lua em Escorpião]

Nesse inverno pude vivenciar muitos momentos com a medicina do OE de Gengibre, ele ajuda muito a aliviar os desconfortos digestivos na gravidez como enjoos, constipação e gases. Também ajuda muito a curar as desarmonias respiratórias das crises de tosse e inflamações no pulmão. Essa experiência com o aroma do gengibre para o corpo físico me trouxe uma maior conexão também com a sua vibração energética.

Estamos passando por um trânsito astrológico da lua em escorpião desde ontem e amanhã a lua ingressa em sagitário. A Lua simboliza nossas emoções e quando ela passa pelo signo de escorpião é possível uma viagem mais profunda em nossas emoções mais sombrias, aquelas que habitam nosso inconsciente. Essa lua é convidativa a olhar para lugares escondidos dentro de nós.

O aroma do óleo...

Continuar Lendo...

Outono, Secura e Óleos Essenciais

O verão se foi e já dá pra sentir o vento frio do outono - pelo menos aqui em Lumiar/RJ. Com a mudança de estação mudam as condições da natureza: a temperatura fica mais baixa, as chuvas diminuem a flora e a fauna também se adaptam.
 
Para que tenhamos resiliência na tentativa de manter a saúde é interessante pensarmos como as mudanças na natureza nos afetam e como responder da melhor forma a esses estímulos.
 
Por exemplo, se antes eu andava descalço, durante o verão, será que devo continuar agora que é outono?
 
Se o lugar onde mora está frio o suficiente para deixar os pés gelados talvez seja melhor mudar o hábito e andar calçado em casa.
 
Parece estória da vovó mas faz todo o sentido. Pessoas que sofrem com o frio geralmente tem seus sintomas agravados quando andam descalças nessa...
Continuar Lendo...

Saboaria Artesanal Natural

 
Continuar Lendo...

Lua Minguante Aromática

Somos todas "LUA" (nua) em sua magia cíclica pelo céu, água e em nosso ventre. As luas regem as marés, as águas, a agricultura.

No corpo humano ela pulsa a energia das emoções e do sangue menstrual, quando a lua está minguante é possivel que a gente se sinta mais emotiva e vunerável, o ritmo desse ciclo é mais #slow (lento) para que a gente possa sentir o nosso SER.


O ritmo minguante é o do SENTIR e o que nos resta a fazer nesse momento é facilitar o desenrolar desse ritmo que mingua para que possamos observar a nossa própria história do ciclo que passou (que começou lá na lua nova no inicio do mês) que vai finalizando nessa lua minguante para (re)começar um novo ciclo na lua proxima lua nova.

Rituais de Poder para esse ciclo: - reserve tempo para se AMAR e se CUIDAR. Fque mais tempo só (apenas com você mesma) e traga cheiros e cores para...

Continuar Lendo...

Sabão de Aleppo

O sabão em barra, como conhecemos hoje, surgiu na Síria na cidade de Aleppo, hoje destruída pela guerra


O berço da saboaria que exportava toneladas todos os anos hoje encontra dificuldades para produção e comercialização dos seus famosos sabonetes, que deram origem posteriormente aos sabonetes de Marselha e Castela.


Há séculos são produzidos sabonetes de alta qualidade, feitos com azeite de oliva e óleo das bagas de louro. Uma tradição secular que hoje está ameaçada.


Todo o processo feito de forma artesanal, desde a colheita, extração dos óleos, saponificação em grandes caldeirões, corte e embalagem.


Curiosamente a arte da saboaria tem se espalhado pelo mundo desde que a Síria entrou em guerra, em 2011.

Parece que a Natureza quer proteger esse conhecimento e hoje podemos comprar sabonetes artesanais em vários lugares...

Continuar Lendo...

O que é Aromaterapia?

É  a terapia que utiliza os Óleos Essenciais para tratar problemas de saúde, atuando sobre os corpos físico, energético e emocional.

Esses óleos são substância voláteis produzidas pelo metabolismo secundário das plantas e geralmente são formados por dezenas de moléculas e as principais funções para a planta são: atrair polinizadores e se defender de ataques de fungos, bactérias, vírus e animais.

Por exemplo, uma planta que viva em ambiente úmido e sofra ataques por fungos pode desenvolver uma capacidade fungicida para se defender. Podemos então utilizar esse mesmo óleo pra tratar problemas de saúde com origem fúngica.

Muitas dessas propriedades das plantas já são conhecidas pelos seres humanos e outros animais há milhares de anos. Atualmente muitas dessas propriedades já foram comprovadas por...

Continuar Lendo...

O que é Saboaria Natural?

Fazer um sabão natural é transformar óleos em sabão e isso ocorre através de uma reação química chamada saponificação, onde os ácidos graxos presentes nos óleos reagem com um material alcalino resultando em moléculas de sabão e glicerina.

Os primeiros sabonetes do mundo eram feitos com óleos vegetais e livres de substâncias químicas sintéticas mas com o desenvolvimento da indústria e a busca por diminuir custos e aumentar lucros chegamos ao ponto de produzir sabonetes de baixíssima qualidade.

 

Existe diferença entre sabão e sabonete?

Em muitos lugares do mundo a palavra "sabão" é utilizada tanto para o sabão de banho (sabonete) quanto para os demais sabões.

Na prática o que deveria mudar seriam as capacidades de limpeza e hidratação, sendo indicado para a pele sabões mais...

Continuar Lendo...
Close

50% Completo

Falta Pouco!

Preencha os campos abaixo para concluir sua inscrição