Cursos Blog Sobre ENTRAR

O que é Saboaria Natural?

saboaria Jan 31, 2019

Fazer um sabão natural é transformar óleos em sabão e isso ocorre através de uma reação química chamada saponificação, onde os ácidos graxos presentes nos óleos reagem com um material alcalino resultando em moléculas de sabão e glicerina.

Os primeiros sabonetes do mundo eram feitos com óleos vegetais e livres de substâncias químicas sintéticas mas com o desenvolvimento da indústria e a busca por diminuir custos e aumentar lucros chegamos ao ponto de produzir sabonetes de baixíssima qualidade.

 

Existe diferença entre sabão e sabonete?

Em muitos lugares do mundo a palavra "sabão" é utilizada tanto para o sabão de banho (sabonete) quanto para os demais sabões.

Na prática o que deveria mudar seriam as capacidades de limpeza e hidratação, sendo indicado para a pele sabões mais hidratantes e com menor capacidade de limpeza em relação a um sabão de lavar louça, por exemplo.

Mas o que vemos são sabões com lauril éter sulfato de sódio, que é um sabão sintético, não biodegradável e que limpa demais, deixando a pele ressecada e desprotegida.

Atualmente a maior parte dos sabonetes são produzidos com gordura bovina, que é sobra dos frigoríficos. Além de não ser ecológico o sabão de origem animal tem pouco poder de hidratação.

Há alguns anos vem crescendo o interesse das pessoas por todo o mundo em produzir seus próprios sabonetes com óleos vegetais e o papel da VivoNaturalmente é difundir esse conhecimento!

 

Close

50% Completo

Falta Pouco!

Preencha os campos abaixo para concluir sua inscrição