Cursos Blog Sobre ENTRAR

Uso dos Óleos Essenciais

O uso dos óleos essenciais tem crescido muito nos últimos anos e com essa popularização têm sido cada vez mais usados pelo público não profissional de saúde, o que por um lado é ótimo pois a Aromaterapia é um excelente recurso de AutoCuidado.

Por outro lado estes óleos são muito concentrados e precisam de conhecimento para serem utilizados com segurança e temos visto usos incorretos, muitas vezes até perigosos para a saúde.

Em primeiro lugar os óleos essenciais precisam ser diluídos corretamente para um uso seguro, assim se espalham melhor e são absorvidos com mais facilidade pela pele, além de evitar reações indesejadas como coceira, vermelhidão e dor. Sem contar a economia, pois se funciona com 3 gotas, por exemplo, ao usar 10 gotas a pessoa estará desperdiçando seu dinheiro.

A forma de uso também é algo muito importante. Como vivemos um momento em que o uso de medicamentos por via oral está altíssimo muita gente tenta substituir um medicamento fazendo uso interno de óleos essenciais, o que é muito perigoso.

Diferente dos medicamentos alopáticos onde são encontradas poucas moléculas, esse óleos geralmente possuem dezenas de moléculas, que embora naturais, precisam ser metabolizadas pelo organismo e muitas delas têm um nível de toxidade que podem fazer mal ao organismo. A indústria farmacêutica faz muitos testes e pesquisas antes de disponibilizarem os medicamentos no mercado mas com relação aos óleos essenciais existem poucas pesquisas sobre seu uso interno.

Podem ocorrem intoxicações hepáticas, sobrecarga renal, irritação das mucosas, má formação fetal em mulheres grávidas e uma série de outras complicações, seja através do uso interno, aplicação cutânea, inalação...

A Aromaterapia sem dúvida é um ótimo recurso para as pessoas cuidarem da saúde de forma integral, ou seja, física, energética, emocional e mental mas esse auto-cuidado requer fundamentos para que seja segura e eficiente

Close

50% Completo

Falta Pouco!

Preencha os campos abaixo para concluir sua inscrição